quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Partida




Título original: (Okuribito)
Lançamento: 2008 (Japão)
Direção: Yojiro Takita
Atores: Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshiyuki.
Duração: 130 min
Gênero: Drama

...

Sinopse : 
Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente. Para tanto se endivida e compra um instrumento, conseguindo emprego em uma orquestra. O pequeno público que comparece às apresentações faz com que a orquestra seja dissolvida. Sem ter como pagar, ele devolve o instrumento e decide morar, com sua esposa Mika (Ryoko Yoshiyuki), em sua cidade natal. Em busca de emprego, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber qual será sua função. Após ser contratado, descobre que será assistente de um agente funerário, o que significa que terá que manipular pessoas mortas. De início Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Apesar disto, esconde o novo trabalho da esposa. Aos poucos ele passa a compreender melhor a tarefa de preparar o corpo de uma pessoa morta para que tenha uma despedida digna.

Trailer :



Critica :
Um filme surpreendente!
Uma grande característica dos filmes japoneses é o fato de serem surpreendentes!
Uma trama bem desenvolvida, com um roteiro sem erros.
Mostra a morte como uma coisa diferente e bondosa!
Consegue ainda fazer uma comunicação com os caminhos da vida e as mudanças internas. 
Um grande filme com grandes atores.
A direção de  Yojiro Takita é firme e tem presença.
Seu elenco é acima do 10 e a trilha sonora supera expectativas!
Portanto o Bem Na Sua Cara indica A Partida e entrega a ele 5 mãos. Não por ter sido vencedor do oscar de filme estrangeiro. Mas por ter roteiro, por ser formador de opinião e por transformar vidas. 


Um comentário:

  1. Esse filme é de uma sensibilidade absurdamente grande. O assunto do qual a maioria de nós foge, a Morte, é tratado aqui com toda a delicadeza e respeito. O personagem, enquanto vence a si mesmo, na prática de seu trabalho, repensa sobre sua vida e seus conceitos. Pergunta-se sobre o sentido de sua própria vida, e através dessa reflexão, através da morte, se reencontra com o pai, que embora morto, trazia viva presa a mão, a pedrinha que simbolizava o tamanho do amor que sempre sentiu pelo filho... Mostra que o amor vence qualquer barreira, inclusive a da morte...

    ResponderExcluir